quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Players de Elite!

E ae pessoal,

Bom, antes de mais nada fiquei sabendo hoje que Like a Boss é um dos finalistas do SBGames 2013! Aeeee! =) Enviamos o jogo como "Em Produção" por falta de uma categoria "Alpha do Beta do Theta", não estávamos muito confiantes, a gente tinha trabalhado só 1 mês no projeto... e... lá estamos nós! Aeeeee! =)

Ano passado o evento foi show de bola, espero que esse ano seja ainda melhor.
Pra quem tiver interesse e ainda não tenha visto a lista completa de jogos finalistas, pode acessar esse link. Pelo que entendi desde o começo, ainda vai ter mais uma eliminatória antes do evento, mas não tenho certeza. De toda forma, é legal passar de qualquer fase de qualquer concurso, e esse ano a competição ta bem complicada, uma porrada de jogo bom... da até orgulho de ser brasileiro =P.

Só aproveitando esse momento pra fazer um comentário, eu acho realmente muito triste saber que enquanto ano passado, nessa época do ano, corríamos e nos preparávamos para SBGames, BIG e BGS, este ano só vai acontecer o SBGames... eu entendo que organizar um evento de grande porte não é nada fácil, mas a impressão que tenho é que o pessoal não sabe como é importante pros indios poder participar desses eventos... o BGS vai acontecer, mas sem Festival de Jogos... os caras tem uma baita estrutura, arrecadam uma puta grana de patrocinadores e expositores, e estão cortando as pequenas, porém importantes medidas de incentivo pros desenvolvedores nacionais... e o BIG, que talvez tenha sido meu evento preferido do ano passado por ter todo um lado business que foi ULTRA importante pra gente... não vai acontecer esse ano, uma grande pena... =(

Queria eu fazer uma piadinha first world problems... se nossa situação como desenvolvedor no Brasil não fosse tão precária...
Mas, enfim, não adianta chorar o leite derramado... hoje eu vim aqui pra fazer o que se deve fazer em um dev blog... falar sobre dev! Quem diria que esse dia ia chegar!

E como meu primeiro tópico oficialmente sobre dev, vou falar sobre uma coisa que eu não vejo a hora de implementar no Like a Boss: Players de Elite!

Existe player mais elite que o grande Leerooooooyyyy Jenkiiinnss???
Bom, como já mencionamos algumas vezes em outros posts (tipo esse e esse), em Like a Boss, você, o player, é na verdade o Boss que tem que arregaçar os players. Mostrar quem é que manda nessa bagaça! Os "players" em geral são bem noobs (eu quero dizer os "players" do Like a Boss, mas é válido pros players do mundo real também), mas, vira e mexe sempre aparece um cara acima da média. Um cara que manja dos paranaue de matar chefe, player, do lore, das mecanicas internas do jogo... sempre tem uns no life pra fazer uma puta engenharia reversa e se tornar o kra mais eficiente possível dentro do jogo. Posso dizer que foi uma época legal da minha vida, quando invés de inventar mecânicas internas eu tinha que descobrir elas... inventar da muito trabalho... =P

Mas, enfim, essa característica dos players não podia deixar de aparecer no Like a Boss! Os players comuns no jogo representam as classes comuns de RPGs, Arqueiros, Guerreiros, Magos, Sacerdotes, Paladinos, etc etc etc... e pra IAs eles são consideravelmente inteligentes do jeito que são. Sabem a hora certa de usar habilidades, de bater, de fugir, sabem se ajudar... na verdade desde o começo uma das maiores preocupações com esse projeto é os players serem tão fodásticos que ser o chefe vai ser mais frustrante que divertido.

"Puta que pariu, como que pode ser tão dificil sair de cima do fogo??" - Pergunta mais misteriosa do mundo dos MMORPGs
Mas, não satisfeitos com a dificuldade natural do jogo (que claro, pode ser nerfada (de novo)), nós vamos implementar os Players de Elite. Eles são players especiais em todos os sentidos. Mais poderosos, mais inteligentes, com habilidades extras, alguns possuem auras que dão bonus para os aliados próximos, e mais importante: nenhum é igual ao outro. Os players de elite serão facilmente identificáveis por seus nicks, sendo os únicos players no campo de batalha com o nome em cima da cabeça. A idéia é que o Boss, com tempo de jogo, identifique os Players de Elite como seus nemêsis, por exemplo, um dos Players de Elite chamado Schwarzenego (acidentalmente o mesmo nick que eu uso quando jogo) tem um perfil extremamente agressivo, causa muito dano, muito rápido, é bem resistente, aumenta o dano dos aliados próximos... no entanto, de tempos em tempos precisa ficar away por alguns segundos pra responder pra mãe (que já ta de saco cheio dele ficar jogando esses joguinhos) que horas que ele vai sair do computador.

Queremos que o Boss (o jogador de verdade) se acostume com os perfis de cada Player de Elite, e que torne eles os vilões de verdade do jogo, pra sentir aquela sensação de "MORRE FDP" que é tão boa. Mas, players tão importantes no mundo de Like a Boss não podem se diferenciar apenas no nome né? Precisam se diferenciar também no modelo, afinal de contas os kras farmam o dia inteiro, os kras manjam das putarias, os kras tem item TOP!

Archer de Elite Mid level. Esse arrombado vai dar raiva viu... ja vo avisando.
Estamos atualmente trabalhando nos modelos e texturas dos Players de Elite, mas sério, os Elite High level... parece um Boss, os caras são tenso d+.

Esse corno é tão rápido e tem tanta skill pra fugir que se não fosse o dano absurdo, era melhor deixar ele por ultimo.
Como todos os players regulares, os Players de Elite também tem uma progressão. A progressão de todos os players acontecerá de acordo com o level do Boss, em tese porque conforme você (boss) fica mais foda, só players mais experientes vão tendo coragem de te enfrentar.

Eu poderia dizer que o negócio é ignorar esse cara. Com tanta vida e skills de proteção, enfrentar ele é pedir pra morrer. Mas, os Warriors de Elite são a definição de "se correr o bixo pega, se ficar o bixo come".
Ainda tem uma porção de questões sobre o gameplay do Like a Boss que estão em discussão (naturalmente), o formato dos levels, das quests, de uma porrada de coisa. Mas a gente ta colocando muitas fichas na mecânica dos players elite. A gente acha que eles vão dar uma boa variedade de gameplay, aumentar bastante replay value, e com certeza ajudar você a se sentir épico, como todo Boss tem que ser.

Já vou avisando... se você só tiver habilidades mágicas, e tiver que enfrentar esse cara... pode "largar o teclado". Ele reflete tanta magia que você vai se sentir jogando Tenis.
Infelizmente, no entanto, nenhum dos colegas acima está implementado =( Nem o colega abaixo, diga-se de passagem. Estamos trabalhando em sistemas mais "invisiveis" ao jogador, no exato momento estou trabalhando em implementar o sistema de inventário, que ta tenso. Ainda tenho algumas prioridades antes de implementar eles dentro do jogo, mas sinceramente é o que eu mais quero fazer já faz um bom tempo.

Sério, os Healers comuns já são um pé no saco. Se eu conhecesse 1 healer no WoW igual a 1 dos healers comuns do Like a Boss, eu era um cara feliz. Imagina 1 healer foda, o dobro + apelão?
Enfim, com certeza nos próximos dias/semanas teremos mais novidades sobre o sistema dos players de elite, quem sabe uns vídeos Alpha Beta Theta de gameplay? Mas, por enquanto é isso =P. Tem alguma idéia que acha que ia ser foda? Alguma coisa envolvendo Players de Elite que a gente ainda não pensou? Deixa suas sugestões nos comentários!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário